RAÇAS DE CÃES

Akita Inu  

                                                        
Os primeiros dados recolhidos sobre a existência deste animal que foram recolhidos já têm centenas de anos. Em explorações de arqueólogos não é estranho encontrar imagens deste cão. Através destas imagens descobriu-se que foi na época Edo que o Akita Inu teve mais importância na sua história.

Apenas os mais importantes é que podiam possuir tal raça de cão. Por isso é que se tornou um animal tão orgulhoso. Depois disso, misturou-se este animal com molossos para que ganhasse as aptidões necessárias de forma a poder participar em brigas de cães, contudo algumas pessoas conseguiram felizmente levar a raça por outros caminhos e o resultado final é o Akita Inu dos dias de hoje.

Este cão é muito bonito, pelo que não é estranho ficar-se admirado com a sua beleza. Talvez por o apreciarmos tanto que ele é um animal com um carácter difícil e teimoso, pelo que torna este cão não recomendável para os donos novatos neste tipo de actividade, já que muitos acabam por desistir devido à dificuldade. Para quem consegue ter uma mão firme, com certeza que conseguirão ter em posse um belo cão. No final acaba por ser um cão muito leal e tranquilo. É normal que ele seja assim devido ao papel que os seus antepassados tiveram.

Ele é um animal muito corpulento, com uma estrutura óssea e muscular bastante acima da média. Todo o seu corpo está belissimamente proporcionado. No longo focinho que ele tem é possível ver um nariz de cor preta e grande, mas existem em outras cores mais claras ou mesmo vermelho. Os seus olhos são acastanhados e as suas orelhas são tão grossas como curtas, sempre firmes e formam um bico redondo na ponta. A cauda também tem os mesmos detalhes. Em relação à pelagem do Akita Inu, possui um pêlo liso e rijo enquanto possui um segundo pêlo menos grosso mas mais abundante.
Foto de cães Akita Inu


























                                                                 Beagle

O Beagle é muito corajoso e resistente. De olhos castanhos claros, ele é leal para o seu dono e adora brincar, o que faz com que seja um bom animal de estimação.

Também pode dar um bom cão de caça, se for treinado para tal. A maior parte dos Beagle têm uma bela voz e adoram ladrar, o que é bom para a caça (alertar), mas não o deixem muito tempo sozinho, porque rápidamente começa a uivar (talvez por ser um pouco dependente do seu dono, e chorão de inicio).

Claro que se pode treiná-lo para não o fazer, mas não esperem resultados milagrosos. Adapta-se bem em qualquer lado com condições, mas tal como foi referido atrás: não o deixem sozinho muito tempo.
Foto de Beagle



                                                                        Beagle Harrier    


Duas teorias chocam de forma que ainda não temos a certeza sobre a história desta raça. Uma delas indica-nos que ele surgir devido a misturas de Beagles com Harriers, enquanto a outra diz que ele é apenas um cão de França. Detalhando melhor esta segunda teoria, o barão Gárard estava a precisar de um animal de caça que conseguisse usar em qualquer tipo de caça, pelo que decidiu misturar algumas raças. Aquela que resultou no Beagle Harrier foi a combinação de Beagles com Briquets Franceses, no que deu numa raça muito estruturada.

Em relação ao seu carácter, o Beagle Harrier é um cão que adora andar em grupos de cães, por causa dos seus antepassados. Com os seres humanos é um cão impecável. Com um nariz bastante bem desenvolvido, consegue adaptar-se a qualquer caça, seja ela de pequenos ou grandes animais. Um defeito neste cão é que o seu ladrido é tão alto que pode incomodar. Outro aspecto positivo que faz dele um óptimo cão de caça é a sua bravura, tal como o facto de ele ser muito enérgico e inteligente. Por ser um cão muito saudável, não é preciso ter muitos cuidados com ele.

Em termos de tamanho, este está entre os 45 e os 50 cm, pelo que o perfeito é ser de 48 cm. O corpo deste animal é mesmo muito bonito e bem formado, tornando-o um animal muito ágil e com uma noção de equilíbrio fantástica. Acaba por ser afinal um animal muito vigoroso.
Foto de cãeS Beagle Harrier


                                                                        Bobtail    
    
Ou então “Old English Sheepdog” (Antigo cão pastor Inglês), mas as pessoas preferem Bobtail por ser mais pequeno. Apesar dos dados que temos são apenas desde do século XVII, já foi provado que o Bobtail existiu ainda antes desse século.

O segredo do Bobtail ser um óptimo cão pastor é porque os antepassados que deram à sua origem foram principalmente os Ovtcharka. Ainda está para ser confirmado a existência de sangue de Bearded Collies, Deehounds e Caniches nas veias do Bobtail. Este cão foi oficializado em 1880.

Acaba por não ser um cão fácil de educar visto que é bastante teimoso, mas sem ser isso é um animal muito fiel e digno da confiança do dono. Apesar da sua teimosia, é um bom amigo das crianças já que adora brincar e é um animal dócil.

Esta raça em termos de altura chega aos 61 cm em relação aos machos. As fêmeas em termos de peso chegam entre os 30 a 40 kg. Falando agora um pouco do pêlo do Bobtail, este é algo áspero mas, apesar de parecer, não é assim tão grisalho. Em relação à cor deste, é cinzenta basicamente, mas com manchas brancas na cabeça e no pescoço, onde pode haver (ou não) outras marcas. Tem um focinho bem constituído, olhos muito escuros e as suas orelhas acabam por ser pingentes, indo para os lados.
Foto de cães Bobtail


                                                                      Borzoi

Foi um grande caçador de várias espécies de animais como lobos e raposas. Era uma raça disponível para a nobreza Russa, um pouco antes da rebelião que ocorreu em 1917 e era treinada em grupos de cães para que fossem também grandes corredores. Este animal expandiu-se pelos finais do século XIX a América e na Europa e foi desde então que se tornou um animal mais afluente.

Pouco depois disso ele tornou-se muito popular (temporariamente) entre as 2 guerras mundiais e podemos ver registos disso mesmo em vários sítios e formas diferentes. Mas infelizmente, tal como a grande parte dos Galgos, perdeu um bocado a sua popularidade após a segunda guerra mundial.

É um animal bastante calmo e aparenta ser reservado, mas ele é muito ligado aos seus donos, apenas precisa que lhe seja dado muito amor. É um cão que tem alguns caprichos, mas não se pode permitir que ele leve a melhor para que não se torne teimoso demais. É um animal que sem uma educação rígida da parte do dono não irá funcionar correctamente. Apesar de em casa não parecer, ele precisa de praticar muito exercício no exterior.

É um animal muito bonito com um corpo bem definido, com um tamanho algo comprido. É um dos maiores cães que existem em termos de tamanho, cerca de 80 a 85 centímetros nos machos e 72 a 78 cm nas fêmeas. Ele tem uma comprida e estreita cabeça, com olhos escuros, orelhas curtas e fintas, uma constituição óssea sólida e a sua pelagem é muito lanuda.
Fotos de cães Borzoi

                                                                  Boxer

Um cão de tamanho médio, com traseira curta, membros fortes e pêlo curto. Sempre alerta onde quer que vá.

Claro que se pode passeá-lo na cidade, mas num grande jardim ele vai-se sentir muito melhor, já que pode correr à vontade (o Boxer é um cão muito energetico). Bom animal de estimação e bom cão de guarda, este animal adapta-se a qualquer lado, mas é muito bom te-lo numa vivenda, porque assim ele pode correr à vontade no quintal.
Foto de Boxer

                                                               Braco Alemão


Um exemplar do grupo de raças Braco, criado sensivelmente no século XV, numa combinação de cães farejadores. Devido a um defeito na raça antigamente, nomeadamente o facto de os tipos com pêlo curto não terem o peso proporcionalmente correcto, foram feitas melhorias. Dentro destas melhorias, houve 2 fases que gostaríamos de destacar, todas durante o século XX. No inicio, esta raça foi combinada com o Doberman, e no final foi combinada com o Pointer. Após estas melhorias vitais, o Braco Alemão acabou por ganhar a fama de ser um dos melhores cães para a caça.

Vamos então falar de algumas das características que este cão ganhou com todas estas combinações. Esta raça é uma espécie muito submissa e obediente, pelo que torna a sua educação muito mais fácil, recomendado para iniciantes. É também um cão algo dinâmico e cheio de vontade de participar em actividades, o que o torna, claro, bom para a caça. Há quem o utilize com cão de guarda, o que é óptimo visto que ele possui as aptidões necessárias para tal.

Tem um corpo grande mas bem definido e bonito. Em termos de tamanho, este vai entre os 58 e os 66 cm, com um peso de entre 25 até 30 kg. Visto que o pêlo é curto, não é difícil de ver a sua musculatura bem definida. Nesse sentido, as costas do Braco são bem definidas, com um sólido pescoço, com a garupa direita, tal como o seu peito. As orelhas estão à mesma altura que a sua forte testa. Voltando à questão do pêlo, a cor normalmente é a castanha, mas também pode ser em preto.
Foto de cães Braco Alemão

                               Braco Francês
                                            

Os antecessores desta raça são muito antigos, a das mais antigas inclusive. Até no século IV existem dados sobre esta raça, escritos pelo conde de Foix e de Béarn. Depois ao longo dos séculos a raça foi detalhada inúmeras vezes por autores da época. Neste momento, o Braco Francês é um dos cães com a melhor constituição física do mundo. Nem mesmo o desgaste ao longo das Eras o tornou mais fraco.

É um animal que se adapta bem tanto ao campo como à cidade, visto que tem facilidade em viver nesses lugares. É um animal muito terno e o seu olhar dá-nos a entender que tipo de carácter é que possui. O animal de estimação idóneo, pois adora a presença dos humanos e é um animal que podemos confiar. Não é um cão que tem tendência a nos aborrecer e adora estar com as crianças.

Falando de novo sobre o facto de poder viver em qualquer lugar, o seu nível de adaptação permite-lhe viver em diferentes lugares, desde que não sejam em zonas extremas. É um animal polivalente a nível da caça, pois é uma boa opção para qualquer ocasião. Esta simpática com as pessoas o faz dele um cão muito fácil treiná-lo, o que é muito recomendado a novatos. Para quem não tenha tempo e / ou condições financeiras para suportar o treino deste animal, então não haverá qualquer tipo de problema, visto que a grande maioria dos cães domésticos desta espécie nem precisam.

Temos 2 tipos de Bracos Franceses, cada um com o seu tamanho específico. O da Gasconha tem por volta de 58 a 69 cm, e o dos Pirinéus de 47 a 58 cm. Mas em termos físicos é exactamente o mesmo que já detalhámos anteriormente. Ambos são belos e dotados de uma grande potência muscular. O pêlo de ambos os tipos são basicamente curtos e de cor acastanhada, sendo que ter ou não manchas é variável.
Foto de cães Braco Francês

                                                                       Briard
                                                      
Este animal peludo é excelente para se ter em familia. Porquê? Basicamente porque é um cão extremamente simpatico e amoroso, bastante leal ao seu dono até ao fim e extremamente corajoso.

Deveras inteligente, é muito facil de treiná-lo, o que faz com também seja um belo cão de vigia (se tiverem que ir a algum lado sem os vossos filhos, deixem-nos em casa com este magnifico cão, que ele os protege com unhas e dentes). Um animal com os sentidos bem apurados, mas é melhor que a casa seja grande quando o fecharem se não tiverem um quintal com casota, senão ele vai-se sentir muito desconfortavel.
Foto de Briard

                                                                        Brittany
              
Ou Brittany Spaniel (como muitos ainda o chamam) , como o Cocker Spaniel, tem um corpo de tamanho médio e completamente firme, é extremamente rápido e forte, como também é resistente.

A sua cauda pode ter dez centimetros, ou simplesmente cortar a cauda por completo. Ele é muito bom para se levar à caça pequena, já que tem um faro extremamente apurado, e aponta para a presa em vez de atacar imediatamente, se for treinado (o que não acontece com a maior parte dos cães de caça pequena). Não se dá mal com ninguem em casa (nem com crianças, nem com outros animais), mas é doido por pássaros. Não é muito apropriado de se ter em pequenos apartamentos.

Curiosidade: Já passou mais de duas décadas desde que o Brittany perdeu o titulo “Spaniel” do seu nome, mas há muita gente que ainda o chama assim.
Fotos de Brittany Spaniel








                       
O

Bull Terrier
                                                                   

Quando este cão é bem treinado, fica muito amigo do seu dono, e não tende a “perder a cabeça”. Infelizmente existem muitos donos que treinam este bom animal para ser agressivo.

Este animal tem um bom sentido de humor, mas precisa de ser treinado com dureza, senão ele não será tão obediente como desejado (ninguem quer ter um amigo que não o ligue nenhuma). Grande lutador, adora atacar animais pequenos (como o seu arqui-inimigo: o gato). Pode-se tornar num bom cão de guarda se for bem treinado.
Fotos de BullTerrier


























             Bulldog Americano
                                                                             

O Bulldog Americano como o seu primo, o Bulldog Inglês, é bastante forte, tem um corpo bastante bem constituido mesmo que não seja treinado, e o seu pêlo costuma ser muito curto.

Provavelmente o Bulldog mais conhecido, já que o seu aspecto faz com que muitas pessoas que nunca tiveram um bom contacto com o animal, tenham medo dele. O Bulldog Americano também faz um excelente cão de guarda se for treinado para tal, devido a todas estas propriedades fisicas naturais. Claro que se mimarem-no demais, fica mais docil que uma criança.
Fotos de Bulldog Americano




















































                                                              Bulldog Inglês



O cão Inglês. Um Bulldog Inglês em forma tem tamanho mediano, cabeça um pouco pequena, corpo forte e rijo, e pêlo curto mas suave.

No Bulldog só existem qualidades: adora o dono, gosta de estar acompanho (principalmente de crianças), e é muito gentil (por vezes até rebelde). Bastante leal e calmo, não é muito pedincha como a maior parte dos cães. Diz-se que ele se baba, mas é mentira. O que ele faz é ressonar.

Uma pequena curiosidade: o Bulldog é usado como símbolo na marca de bebida energetica “Redbull”, tendo o significado: se beber essa bebida, fica-se rapido e forte como um Bulldog.
Fotos de Bulldog inglês




















                                                                             

                               Cairn Terrier


É algo como uma mistura entre os Terriers Escoceses e os primos, os Terriers Ingleses. Vindo de Highlands, era um animal que durante as caças era quem desalojava as presas escondidas. São vários os dados que temos à disposição sobre a origem da raça. Em 1860 começou a ser chamado de “Skye Terrier”, contudo em 1911 passou a ser chamado por Cairn Terrier, isto na mesma altura que a raça foi finalmente oficializada. Este Terrier foi baptizado por “Carin” pois este é o nome dos escombros de rochas que servem de abrigo para animais mais pequenos.

O Cairn Terrier pode-se tornar algo incomodativo por ser um animal muito teimoso, mas sem ser este à parte, tem as aptidões dos outros Terriers. Gosta da presença do dono e de poder estar envolvido nos seus afazeres. Com as crianças é a mesmo coisa, visto que é incansável. É um cão cheio de bravura, o que tem o seu lado positivo e negativo.

Em termos de tamanho, vai entre os 26 e os 31 cm enquanto em relação ao peso situa-se entre os 6 e 8 kg. Mesmo sendo um cão pequeno, tem uma boa estrutura física. Com membros compridos suficientes e uma cauda muito hirta, te também uma cabeça algo pequena mas a sua testa é algo rija. Tem olhos escuros que reflectem o seu lado brincalhão. As suas pequenas orelhas têm um formato pontiagudo. A sua pelagem é dura e as cores podem ser várias.
Foto de cães Cairn Terrier


                              Cane Corso
                                                              
O Cane Corso está ligado com o Mastim Napolitano. “Corso” é uma expressão Italiana, que descreve um pátio de uma quinta e o animal de guarda que lá se encontra presente. Acaba por ser esse o trabalho do Cane Corso. Em 1970, esta raça ia chegando à extinção, mas felizmente algumas pessoas conseguiram preservar o animal e também aumentar os exemplares existentes.

É um cão tão bom dentro como fora de casa. Em casa é calmo, fora de casa é um excelente protector e desportista. Acaba por ser algo independente. Está sempre com atenção, não é tão dominante como muitos cães do género e é fácil de educar quando necessário. Por ser um animal calmo, não é seu costume lutar contra outros cães, a não ser que seja posto à prova.

O seu tamanho ronda os 60 cm e o peso anda pelos 40 a 50 kg. É um animal forte e com bastante estilo, devido aos seus músculos não só fortalecidos como também definidos. Tem um esqueleto bem constituído, as suas patas são longas e o seu peito é também sólido. A sua testa é tal como o seu peito, e a mandíbula deste animal é algo curvada.
Foto
 de cães Cane Corso


                                                                          Chihuahua



O cão mais pequeno do mundo. O seu nome proveio de uma cidade do Mexico. Devido ao seu pequeno tamanho, ele é agil, e o Chihuahua em si é gracioso com uma expressão muito engraçada. Existem dois tipos de Chihuahuas que se distinguem facilmente: um tem o pêlo longo e a sua textura é suave; o outro tem o pêlo curto.

Por causa do seu tamanho, ele é adorado por muita gente, não só pela sua beleza (por exemplo, os seus olhos são brilhantes), mas também porque é um animal facil de manter num apartamento. É recomendado que se adopte este belo cão quando ele tiver entre quatro a doze meses, já que por esta altura ele terá mais tino, e não se magoa com tanta facilidade (o Chihuahua é um animal um pouco fragil).

Não é o melhor cão de guarda, muito menos de caça, mas dá um animal de estimação excelente se for tratado com amor e carinho. Mas cuidado: ele é muito ciumento.
Foto de Chihuahua

                                                                 Chow Chow   
Este digno membro da familia Spitz existe na China à mais de dois mil anos. Ele é o unico cão com lingua azul e preta.

O Chow Chow tem fama de ser muito agressivo, mas ele só usa essa agressividade em combate (quando provocado, claro). Completamente leal e amigo do seu dono, mas não gosta muito de desconhecidos, o que faz com que ele seja um belo cão de guarda. Climas quentes não é com ele, porque tem um pêlo extremamente espesso e áspero (uma especie de casaco de Inverno).

O seu pêlo tem que ser bem tratado, e tem que se dar muito carinho enquanto for pequeno (não o deixem sozinho no quintal!).
Foto de Chow Chow

                                              Cocker Spaniel Americano                                          
O Cocker Spaniel Americano tem um corpo muito firme, e a sua cabeça não podia assentar melhor. Este animal é muito bem constituido. Simplesmente um cão duro de roer!

O seu pêlo é muito mais áspero do que um dos seus parentes, o Cocker Spaniel Inglês. Este cão é tão belo que ficou conhecido como um dos melhores cães para se ter. Um bom caçador de caça pequena (passaros, lebres, etc), uma boa companhia para as crianças e um fiel companheiro. O Cocker Spaniel adapta-se muito bem a qualquer sitio.

Uma boa opção, se o que pretender for um bom amigo que cuide da casa.
Foto de Cocker Spaniel Americano
                                                                      Cocker Spaniel Inglês

É um dos Spaniel Ingleses mais velhos que existem, mas não existem assim tantos dados sobre a sua antiguidade, mas é de conhecimento que a raça foi oficializada no século XVIII, pelos finais. Sempre foram cães de caça excelente visto serem polivalentes. Hoje em dia não são apenas cães de caça, pois as suas características permitem tê-los como animais domésticos ou mesmo como cães de exibição.

É um animal sempre disposto a ajudar, seja na caça ou em casa a fazer companhia, visto que é um belo amigo. É muito fiel e adora partilhar tudo com os seus donos. Este Spaniel é bastante dinâmico, pelo que adora gastar as suas energias em actividades exteriores, sendo que a caça é a sua actividade favorita.

Trata-se de um animal robusto e atlético, com um físico bastante sólido. As suas patas são bastante fortes também, as traseiras mais do que as da frente. Tem uma cabeça algo ampla com 1 grande nariz. As suas orelhas estão na altura dos seus olhos e geralmente são grandes de cor castanhos (escuros ou claros), que mostram a felicidade deste animal. Em termos da cor do pêlo, existe uma grande lista.
Foto de cães Cocker Spaniel Inglês
                                                    Collie

O Collie, como muitos cães, apresenta uma estrutura corporal forte e firme. Existem Collies com dois tipos de pêlo, ambos variam de tamanho: um de pêlo suave, e outro de pêlo áspero.

A sua beleza fez com que ele ficasse conhecido como um dos cães mais belos do mundo. Lembram-se da serie da Lassie? Sim, ela era uma Collie de pêlo longo e suave. Como nessa serie, o Collie é um animal de estimação muito bom, já que é extremamente simpatico, adora estar em familia e é bastante leal ao seu dono.

Se tratarem do vosso Collie com carinho, então terão certamente o animal mais bonito da rua.
Foto de Collie









                                                       Dalmata
Um animal muito conhecido (principalmente pelas crianças, devido ao desenho animado / filme “101 Dalmatas”) cheio de pintas (e pinta), forte e muito inteligente.

Se vir um Dalmata a nascer sem pintas, não se preocupe, porque é assim mesmo. As primeiras pintas irão aparecer rápidamente (demora mais ou menos duas semanas). Com grande resistência e velocidade, os Dalmatas são muito simpaticos, o que faz com que eles sejam uma excelente companhia para os seus donos.

Quando for fazer “jogging”, leve-o consigo que ele agradece, já que é um bom treino para ele e ajuda no desenvolvimento dos musculos. O Dalmata cria uma ligação muito forte com o seu dono logo de inicio, o que pode ser mau quando o animal é recente, já que ficar fechado em casa fará com que ele tenha ataques de ansia.
Foto de Dalmata
























                                                   Dobermann

Como o Dalmata, o Dobermann também tem um corpo bem constituído (até mais), é muito forte, resistente e rápido. Bastante elegante e sempre alerta, ele também é orgulhoso e nobre.

Não é por acaso que o Dobermann foi usado na primeira guerra mundial (WWI) na frente Alemã. É um belo companheiro e cão de guarda, sempre pronto a ajudar o seu dono, apesar de muitos Dobermann serem um pouco timidos. Também é muito leal e obediente, o que ajuda a ser um belo animal de estimação para se ter em familia.

Mais um belo cão para quem goste de fazer “jogging” o tenha, já que pode (e deve) levá-lo consigo para fazer exercicio. O unico problema é que ele não é um cão facil de treinar.
Foto de Dobermann





















  
                                   Galgo Afegão
Os ancestrais desta espécie eram cães com uma belíssima visão. No seu país de origem é adorado para as tarefas, que também serve para caça por causa da sua rapidez. Acaba por ser dotado com uma grande polivalência, visto que também se pode dedicar à pastagem de rebanhos, entre outras coisas. É um animal adorado no seu país, que também é utilizado fora dele, principalmente para exposições.

É um cão muito esperto. Muito bom na corrida, consegue chegar aos 60 kilómetros por hora e facilmente se adapta a diversos terrenos. Nas montanhas ninguém o supera. Em termos de corrida, ele consegue facilmente movimentar-se, fazendo curvas de forma rápida e eficaz. Não só é ágil como também está cheio de energia, podemos dizer que até é infatigável. Ele tem um andar muito majestoso como se toda gente olhasse para ele.

Este Galgo é um cão muito calmo e nem se expressa muito. Algo independente, odeia que alguém o aborreça. Acaba por ser muito carinhoso mas apenas com os seus donos, pois com os outros acaba por ser muito menos social. Tem uns olhos que expressão ferocidade, só que não deve ser por isso que devemos ter medo dele.

Os seus olhos pretos estão com um formado de amêndoa que expressão muito bem o que o animal sente. Possui grandes orelhas cheias de pêlo. Falando agora um pouco sobre o seu pêlo, este é espesso e lanudo, algo longo por todo o corpo. Podemos ver este pêlo ainda mais comprido na cabeça, laterais do tronco e membros. Visto que não mudam de pêlo, é normal que chegue a uma altura na sua vida que este fique comprido demais.
Foto de cães Galgo Afegão

Os primeiros dados sobre a existência deste cão na Polónia são datados do século XII. Descendente dos seus primos Asiáticos Saluki. Um autor Russo chegou a indicar que este animal é o resultado da combinação de Galgos Ingleses e de Borzois, mas depois foi descoberto que afinal não era bem assim, visto que estes só surgiram no século XVI.

Não é raro vê-lo em livros sobre caça. E podemos verificar neste tipo de dados que ele continua igual como era todos estes anos. Isto prova que após todos estes anos, ele continua o mesmo de sempre.

Ele é um animal independente, tal como a grande maioria dos Galgos. Tem muita timidez e é algo reservado, mas quando é preciso consegue ser muito bravo. É um animal muito rápido, hábil e também possui uma enorme resistência ao cansaço. É muito rápido em termos de reacções. O olhar deste cão é bastante expressivo e que juntamente com o seu feroz físico pode parecer aterrorizante, mas não o é. Pelo contrário, ele é muito doce em casa. Em caça é exactamente aquilo que parece.

É um animal possuidor de um corpo muito forte e bem definido. A ligeira diferença entre ele e os outros Galgos é que este é mais largo e mais forte. Como já foi dito, conseguimos ver nele, detalhes sobre os seus antepassados (semelhanças do Galgo Asiático). Com um esqueleto muito sólido, uns músculos bem tonificados e uma forte mandíbula provam que este animal era usado exaustivamente na caça.
Foto de cães Galgo Polaco

                                                        Golden Retriever
A origem deste cão é incerta, mas é de conhecimento geral que foi criado por volta do século XIX, para se obter o perfeito cão cobrador. Por esta razão, deduz-se que ele foi criado a partir de cães como Labradores, Retrievers e outras raças, nomeadamente cães de água. Em 1930 esta raça finalmente foi oficializada. Apesar de ser parecido com os Labradores de hoje em dia, ainda está em constante desenvolvimento.

O Golden Retriever é muito amigo das pessoas e também dotado de inteligência. É bastante simpático com grande maioria dos seres. É um animal que apenas se aborrece se estiver longe das pessoas, pelo que deixá-lo sozinho não é nada recomendado. De resto, dá um bom cão de guarda e membro da família, pois também pode fazer companhia às crianças. Infelizmente se o animal não for tratado devidamente, podem surgir casos de hipernervosismo e agressividade espontânea.

Em relação aos factores físicos, o Golden Retriever tem um bom físico muscular mas não é assim tão pesado como possa parecer. Tanto o seu esqueleto e o seu peito são sólidos, tem umas patas muito fortes e bem tonificadas. As orelhas não são nem grandes nem pequenas, e estão colocadas ao nível dos olhos. Tem um pêlo que não pode ser considerado nem comprido nem curto, mas é liso em algumas zonas e tem uma segunda pelagem com características impermeáveis, o que ajuda a defender-se da temperatura da água. Em relação a cores, é como o nome indica. Dourado e outros tons de creme.
Foto de cães Golden Retriever
                                                                 Great Dane



Mais um animal corajoso, orgulho e elegante. O Great Dane é conhecido por ser o maior cão do mundo, e por ter um corpo bem costituido (o que era necessario, por causa do seu tamanho).

Forte e muito simpatico para o seu dono, só mostrará agressividade a quem se meta com ele ou com os seus. Claro que no inicio não será muito obediente (nós quando fomos pequenos também éramos assim), mas com treino apropriado ele irá adaptar-se bem ao dono. Um belo animal de estimação para se ter em casa como um membro da familia, já que ele é leal e amigo dos seus amigos.

Dá-se bem com crianças e adora tar confortavel em casa (adora deitar-se no sofá), mas para cão grande, um apartamento pode não ser o melhor para ele, e para viver na cidade ele precisa de fazer um pouco de exercicio todos os dias. Uma curiosidade: O Scooby-Doo era um Great Dane, mas não pensem que o vosso Great Dane vá falar.
Fotos de Great Dane
























                                                             Harrier


O Harrier é parecido com o Foxhound Inglês fisicamente, tem as suas propriedades naturais (bom faro, gosta de estar em “grupo”, etc), e também é um pouco independente.

Ele é simpatico e carinhoso o que faz com que seja uma boa companhia quando se está sozinho, e não chateia o dono naqueles momentos que não se quer ser incomodado. O único problema é não gosta de obedecer, por isso é necessario treiná-lo para tal o mais depressa possivel.
Foto de Harrier



                                                             Komondor


O Komondor é um cão grande e corpulento. O seu pêlo branco encordado está sempre em constante crescimento, o que faz com que o seu dono esteja sempre a limpá-lo e escová-lo se querem-no sempre branquinho e bonitinho (não é tarefa facil para quem faça isto sozinho). Meio ano basta para que o pêlo do animal toque no chão, se este não for devidamente tratado.

É recomendado que se corte / trate do pêlo de três a três meses (isto não precisa de ser seguido com rigor). Quando ainda são cachorros, eles são completamente brancos e fofos. O seu pêlo só começa a encordar uns meses de vida depois do seu nascimento (mais própriamente a partir de três a cinco).  Basicamente, ele é forte mas também ágil (o que é estranho para um animal de tal porte). Ainda existe outro problema: é que o pêlo do animal agarra o lixo pequeno do chão e pequenos bichos (a vassoura canina).

O Komondor é um animal muito bonito para se ter em casa, mas se não tiver paciencia para o escovar constantemente, é melhor arranjar um profissional que o faça.
Foto de Komondor


                                                         Labrador Retriever 

Este belo animal corpulento tem os seus musculos bem estruturados. Ele é muito vívido, e gosta de estar na companhia de crianças. Leal para o seu dono, não costuma ser preguiçoso, o que faz com que seja um bom animal de estimação que porpociona muitos momentos de alegria em familia.

Costuma ser sempre simpatico e fiel, mas provocarem um Labrador não é boa ideia.
Foto de Labrador Retriever

                                                                  Maltês

Uma das raças que existe à mais tempo na Europa. Costuma ter pêlo longo e branco, o que fica lindo no animal se for bem tratado. É muito simpatico e danado para a brincadeira.

Se lhe derem muitos carinhos (o que ele adora), ele será um grande animal de estimação, principalmente para as crianças. Ele é muito inteligente, o que faz com que treiná-lo não seja problema. Se não o treinarem, controlá-lo poderá ser um problema, porque íra pensar que todas as suas acções são uma especie de brincadeira.
Foto de Maltês


                                                                        Mastiff
                                                                 

Originário dos Dogos Gregos de antigamente e também dos Assírios. Apareceram nas Ilhas Britânicas com a ajuda dos Celtas. Foi uma daquelas raças que apenas estava disponível à nobreza na Idade Média, como também participavam em rixas de cães. Foi aplicada a raça São Bernardo nalgumas camadas. Nos anos 70 este animal espalhou-se na Espanha, mas não se tornou muito popular na altura.

Um cão que cria grandes laços com os humanos, o que torna ele óptimo para ser um animal de estimação. O que gosta mais de fácil é estar ao lado do seu dono. Apesar do seu tamanho, ele é muito simpático, mas não é assim tão submisso. Desde que não se trate de estranhos, ele é bastante calma com as pessoas. A sua relação com os outros cães também é boa.

Em relação ao tamanho do Mastiff, este mede de 70 a 80 cm e o seu peso oscila entre os 60 e os 100 kg. Acaba por ser um dos cães mais pesados que existem em geral. Um grande cão com um esqueleto proporcionalmente forte, tal como o seu peito e as suas costas. Possui um pescoço muito bem definido. Tem um focinho pequeno e o seu pêlo também o é. Em relação às cores deste, não varia muito do fulvo com máscara no focinho.
Foto de cães Mastiff


                                                                       Papillon

O Papillon, que é um dos tipos de Spaniel Anão Continental, tem um tamanho abaixo da média e é muito amigavel. Apesar do seu pequeno tamanho e de ser muito leve, os seus ossos não são tão frageis como os do Chihuahua, e é muito vívido. A maior diferença entre ele e as outras raças são as suas orelhas, que faz lembras umas asas de borboleta (Papillon quer dizer borboleta, em fracês).

Muitas pessoas escolhem ter um Papillon para usar em actuações profissionais (como no circo) ou como animal de estimação para mostrar aos seus amigos (já que é tão bonito, porque não partilhar com toda gente?). O animal também é muito leal ao seu dono, e até é um animal que costuma viver bastante anos se for devidamente tratado e vacinado.

Esta raça muito simpatica adapta-se a qualquer lugar e clima e encaixa-se bem em qualquer familia, se o que pretender é um animal de estimação bonito, extremamente obediente e sossegado, mas que também goste de brincar. Usá-lo como cão de caça ou mesmo de guarda seria uma experiencia
Fotos de Papillon


















            Pastor Australiano
        
O seu nome não diz qual a sua origem, pois ele provém de Espanha, mais concretamente do País Basco. Depois sim foram para a Austrália e depois para os Estados Unidos. Foi então nos EUA que esta raça evoluiu. Visto que a raça veio da Austrália, acabaram por lhe dar esse nome. A raça foi oficializada no ano de 1996. Actualmente é muito usado nos EUA para pastar ovinos.

É um animal muito forte, corajoso, resistente e ágil, aptidões que tornam este animal especial. Cada movimento seu mostra toda a sua agilidade inigualável. É um animal que está sempre atento em qualquer tarefa que esteja destacado.

Em relação ao seu pêlo, este existe em 16 cores diferentes, sendo que as 4 mais populares são: pêlo preto com marcas claras e cor de cobre; pêlo castanho com marcas claras e cor de cobra; merle azul; merle vermelha.

É um animal muito energético. O seu formato não é em excesso nem em falta, é simplesmente equilibrado.
Foto de cães Pastor Australiano


                                                             Pastor Catalão


Este animal provém dos Pirenéus Catalães. Evoluiu nas zonas pastorais devido ao manejamento de rebanhos, uma das actividades mais regulares. Os agricultores já na altura diziam que ele era fantástico para esse trabalho pois era bastante submisso e conduz eficazmente o rebanho sem grandes complicações. É um cão bastante coragem, pelo que também pode ser usado em equipas de escolta. Ou então como animal de estimação, visto que é bastante fiel aos seus amos.

É um animal bastante esperto e vivaço. Nos seus olhos podemos ver toda a sua elegância. Tem um bom carácter, pelo que justifica a sua eficiência no seu trabalho como cão pastor. Existe a possibilidade se ser um pouco anti-social. Resiste a temperaturas frias e quentes em geral. Acaba por ser um bom cão doméstico, visto que cria grandes laços com os donos.

Boas proporções e de uma altura mediana, é uma raça que tem uma bonita pelagem cinzenta (fulva por vezes) e uma pele rija. Podemos ver na sua cara umas sobrancelhas longas mas que não ocultam os olhos. Possui bigodes.
Foto
 de cães Pastor Catalão


                                                                  Pastor de Beauce

Foto de cães Pastor de Beauce                                                                        


                                                                     Pastor de Brie

Apesar do seu nome, ele não é só originário de Brie. Acaba por ser o cão pastor Francês com pêlo comprido, existente no norte de França. Este animal apto para pastar e proteger os rebanhos foi reconhecido em 1896 como Pastor de Brie, para pudesse ser diferenciado da versão de pêlo comprido de nome Pastor de Beauce. Nos anos 70 tornou-se muito popular como animal de estimação.

Animal incansável, ele é um cão muito energético. O Pastor de Brie adora dormir, mas também está quase sempre de bom humor e gosta de dar nas vistas, mas em todo o caso é um bom amigo que cria grandes laços familiares. Com uma boa educação (não necessariamente muito rígida) torna-se muito submisso. Devido aos seus antepassados, é um animal que gosta de dominar e está constantemente a vigiar o seu território.

Um animal com uma constituição forte, com uma altura que varia entre os 56 e os 68 centímetros, tem também um esqueleto sólido e um peito forte. A sua cabeça tem basicamente as mesmas características a nível de robustez. Possui uma pelagem comprida, áspera e de cor preta, cinzenta ou então cor de leão.
Foto de cães Pastor de Brie

                                                         pator alemão                                                      

Existem diferentes teorias sobre as origens do Pastor Alemão: alguns dizem que a raça foi resultado do cruzamento entre diversas raças de cães pastores na Alemanha; outros dizem que foi o resultado espontâneo do cruzamento de cadelas pastoras e lobos. De qualquer modo, sabe-se que o primeiro registro de um cachorro "Pastor Alemão" data de 1882, em Hanover. O crédito pelo desenvolvimento da raça costuma ser dado a um criador chamado von Stephanitz. A raça começou sua expansão pelo mundo após a 1ª Guerra Mundial, quando alguns exemplares foram levados da Alemanha para a Inglaterra. Nesta época, no entanto, era conhecido pelo nome de Pastor da Alsácia, uma vez que considerava-se inadequado que o nome da raça pudesse invocar a lembranças da guerra contra a Alemanha. Apenas em 1931 o Kennel Clube da Inglaterra autorizou que a raça voltasse a ser conhecida como Pastor Alemão.Existem variedade de pelo curto e de pelo longo, mas a de pelo curto atualmente só é aceita para shows e exibições não oficiais. O mais popular dos pastores é o chamado "capa preta", devido à coloração preta do pelo no dorso do animal. Existem também variedades que vão do amarelo escuro ao cinza, sendo que os pelos internos devem ser mais claros do que os externos (a não ser que o cão seja preto).


Obediente, leal, facilmente treinável e afetuoso com seu dono e com crianças são apenas algumas das qualidades que o fizerem chegar ao grau de paixão que desperta. Quem tem um pouco mais de idade lembra-se com certeza do Rin Tin Tin e do fiel cão Lobo, companheiro do herói nacional "Vigilante Rodoviário".
Com um corpo alongado, forte e musculoso, o Pastor Alemão é um dos animais mais corajosos que se tem notícia.
Desde sua descoberta, a raça tem sido usada para diversas atividades, especialmente devido à sua extrema inteligência (está em terceiro lugar no ranking de inteligência do pesquisador Stanely Coren) e caráter.
Imagem extraída do livro "The Dog's Guide"Sua enorme capacidade de aprendizagem fez com que fosse utilizado durante a guerra (ver curiosidades anteriores), como cão da polícia (o que lhe valeu o "apelido" de cão policial), como cão de resgate, como guias para cegos e, finalmente, como cão de guarda, por sua destreza e agilidade no ataque.
Foram essas qualidades que fizeram dele o cão de maior popularidade, estando em primeiro lugar em número de registros em diversos países, como Espanha, Itália e, claro, na Alemanha. Na Inglaterra ocupa o segundo lugar e nos Estados Unidos e Canadá está em terceiro. No Brasil a raça está em quarto lugar, segundo a CBKC.
Por sua vocação ao trabalho, é um cão que precisa de muito exercício e, de preferência, passar por um treinamento para obediência. É capaz de acompanhar seu dono por quilômetros durante o cooper ou mesmo durante passeios de bicicleta. Ágil, sai-se muito bem nas provas de agility, onde não apenas utiliza sua avantajada composição física, como pode exercitar-se mentalmente, já que precisa adaptar-se às mudanças do percurso a cada prova. Apesar disso, pode viver em apartamentos, desde que possa dar longos passeios várias vezes ao dia.
Para o treinamento para guarda, sugere-se que comece aos 4 meses, para que o cão adquira plena intimidade com o dono e cumpra adequadamente as funções de guarda-costas.
Como guia de cegos o pastor é um dos preferidos por seu porte e pela versatilidade que o caracteriza e por ser um cão com enorme senso de adaptação a situações novas e grande potencial na resolução de problemas complexos.
Sua pelagem espessa necessita de cuidados especiais como a escovação regular para que os pelos não formem nós.


Quando nascem os filhotes costumam ser muito escuros ou até mesmo totalmente pretos. A cor definitiva vai sendo alterada com o decorrer do tempo. As orelhas devem ficar em pé a partir dos 6 meses.

Pastor Branco
Apesar de contrariar o padrão oficial da raça, sempre nasceram pastores brancos como resultado do cruzamento de cães de cor tradicional. Alguns criadores descartavam estes filhotes enquanto outra facção passou a incentivar seu aparecimento e a lutar para que fossem reconhecidos oficialmente. Veja a matéria específica sobre o PASTOR ALEMÃO BRANCO, ou PASTOR BRANCO SUÍÇO, que foi regulamentada como raça separada em 2002.


A enorme popularidade do Pastor Alemão fez com que houvesse muitos cruzamentos inadequados, gerando animais com propensão ao desenvolvimento de displasia (uma deformação das articulações de bacia que podem deixar o animal com graves sequelas antes mesmo de terminada a fase de crescimento).
Podem eventualmente ocorrer problemas de aprumo, desenvolvidos por cruzamentos inadequados e/ou alimentação pobre em vitaminas e cálcio.
Por causa de seu pelo longo, está sujeito a dermatites, que podem ser facilmente sanadas com o uso de shampoos apropriados.
Se são criados em lugares de piso liso, os Pastores podem desenvolver problemas nas patas, que se curvam para dentro (os chamados "jarretes de vaca".)
Outro detalhe a ser observado é a chamada "Torção Gástrica", comum a cães com tórax profundo e que faz com que o animal retenha gases no seu interior devido a uma rotação do estômago. Como medida preventiva, basta alimentar seu cão em uma vasilha mais elevada.


Raça Rask Siberiano

São carinhosos, brincalhões, gosta de criança, é docil.Seu país de origem é a Rússia.Ele não exige muitos cuidados,além de ser peludo, possui pouco cheiro.
São cães saudáveis, vivem em torno de 11 a 15 anos de idade.Ele pode viver em qualquer zona climática do mundo e além de adorar o ar livre.





Se o pastor adulto é um cão com grande energia e disposição, filhote é também bastante ativo e curioso, demonstrando desde cedo forte instinto para as atividades de guarda e pastoreio.
O ideal é aproveitar a infância para garantir que o filhote cresça de maneira equilibrada. Para isso, é ideal que o proprietário promova a socialização do cão, apresentando-o aos mais variados estímulos e pessoas. É importante também que o filhote seja acostumado com as escovações do pelo, que farão parte do seu dia-a-dia.
Por ser um cão de porte médio a grande, é muito importante que receba aulas de adestramento básico desde cedo.
                                                    Pointer

                                                                              
                                                           Puli
Cães Rafeiro
O Kinder Supresa das raças. Quando mistura duas raças, o fruto do amor desse casal canino é um (ou mais) rafeiro. Nunca se sabe como será o animal. Poderá ter a rapidez do pai e a inteligencia da mãe, ou não. Poderá ser amarelo e preto, já que o pai é preto e a mãe é amarela, ou não.

O que é certo é que um bom cão de raça pode sair muito caro para algumas familias, por isso elas optam por adoptar um rafeiro. Existem muitos rumores que dizem que um rafeiro é muito mais resistente em termos de imunidade a doenças do que um cão de raça. Isso depende, ja que é tudo uma questão de genes. Se o pai é imune à doença A, e a mãe à doença B, então o filho rafeiro poderá ser imune às doenças A e B (o que acontece normalmente). Apostar em misturar duas raças tem os seus lados negativos e positivos.

O animal pode herdar as qualidades e defeitos de ambos os pais, e também nunca se sabe se as suas feições serão as melhores (imaginem um Bulldog branco com manchas pretas e uma cobardia fora do comum, rápido como uma bala, mas bastante desajeitado). Se são bons cães de guarda ou bons amigos, isso é uma coisa que só se pode ver quando o animal for criado.
                                                

                           Rottweiler


                                                                                        Spaniel Japonês

 
Antigamente de nome “Tchi”, é um belo animal de estimação que partilha características com outras espécies da Ásia. Existe uma teoria que diz que os antepassados desta raça foram para o Japão pela Coreia. Esta raça esteve junto ao imperador no Japão. No século XVII foi para Inglaterra e 2 séculos depois tornou-se popular. Fez parte da criação do “King Charles” com nariz pequeno. Apesar de se ter espalhado por outros lados, continua a ser uma raça algo discreta, não dando muito nas vistas da sociedade.

Cão bastante asseado e calmo e cheio de curiosidade. É uma espécie que cria grandes laços com o seu dono e não é difícil de treinar. Dá-se muito bem com os da sua raça e adora brincar com crianças contudo não é a melhor escolha. Reservado com os estranhos, mas apenas como primeiro impacto já que assim que os conhecer ele fica muito mais afável.

Existem 2 médias de peso para esta espécie. Uma dela tem cerca de 4 kilos enquanto a outra tem entre os 2,5 e os 6 kilos. Ele possui um esqueleto frágil com patas compridas e um andar gracioso. Possui um crânio redondo, olhos enormes e pretos. Possui uma testa algo pequena e espalmada, tal e qual o Pequinês. O seu pêlo é longo, lanudo e vasto. A cor deste pode ser preto e branco ou então vermelho e branco. A escovagem e hidratação do pêlo é tarefa fácil neste animal.
Fotos de cães Spaniel Japonês
Fotos de cães Spaniel JaponêsCão Spaniel Japonês
                                                                                       Spitz

 
Uma das espécies mais antigas, descendem do “Canis Palustris”, raça que originou todos os lobos. Foi descoberto que originou do Báltico, Suíça. Espalhou-se pela Europa e adaptou-se mais na Alemanha. Por volta do século XIX na Inglaterra, foram criadas variações mediante o tamanho. Este cão foi finalmente oficializado em 1960.

Independentemente da sua altura, é um animal com um certo orgulho, muito confiante. Está sempre com atenção e muito afectuoso com os amos, pelo que adora partilhar tudo com eles. Adora brincar, muito energético e que gosta muito de andar na rua da mesma forma que gosta de descansar em casa. Ladra muito, o que pode ser uma vantagem quando está de guarda.

De corpo compacto, ele tem as costas pequenas. Os seus membros estão algo arqueados, com os pés arredondados e a cauda fica nas costas. A sua cabeça abriga o seu crânio largo. Tem orelhas pequenas mas firmes. Na sua pele conseguimos ver um segundo pêlo rijo juntamente com outra camada mais comprida.

Existem diferentes tamanhos para esta espécie. Um Spitz grande pode medir entre 42 a 50 centímetros, enquanto um médio vai desde 30 a 38 centímetros. Os de tamanho pequeno vão desde 23 a 29 centímetros e os de tamanho anão vai desde 18 a 22 centímetros. Em termos de cor do pêlo, existem várias cores diferentes.
Fotos de cães Spitz
Cão SpitzImagens de cães Spitz
                                                                                  Terra-Nova
 
Ou Newfoundland. Não existe animal canino mais calmo e paciente que ele. Adapta-se a qualquer sitio, mesmo tendo um corpo largo.

O Terra-Nova é um belo cão que, como o Labrador Retriever, costuma ser docil quando não é provocado (ou seja, ser muito duro não é o melhor para ele. Tem de se ir com calma). Adora pessoas (o que faz com que seja um belo animal de estimação), e é um dos poucos cães que consegue nadar. Existem varias histórias de salvamento deste nadador salvador canino (histórias sobre ele salvar crianças e adultos de afogarem-se).

Precisa de muito carinho e atenção, e o resultado disso é um companheiro que o protegerá e o adorará para sempre.
Fotos de Terra-Nova
Cão Terra-Nova
Cães: Terra-Nova
                                                                             Vizsla

 
Este animal de boa constituição fisica (mas não tão boa como a de outros animais como o Pitbull e o Rottweiler) foi baptizado pela Hungria com o nome Vizsla (que quer dizer responsivo e alerta). Ultimamente, muitos donos têm preferido este animal para companhia e trabalhos variados, já que ele é esperto e até tem força.

As suas patas estão tão bem equilibradas que ele consegue saltar grandes alturas, que a maior parte dos cães não conseguem, fazendo com que muitos fujam quando estão sozinhos por uma janela aberta ou saltando uma vedação curta. Como o Rottweiler, ele adora estar sempre a fazer alguma coisa. Por isso, se não lhe derem muita atenção, podem apanhá-lo a esconder os vossos chinelos num buraco que fez no jardim. Ele necessita de fazer muito exercicio, já que está sempre cheio de energia. Se estiver no campo, simplesmente deixem-no correr à vontade.

Agora, se viverem na cidade, é melhor fazerem grandes caminhadas com ele. Ao contrário do Rottweiler, ele necessita que sejam extremamente carinhosos com ele, já que ele é muito sensivel e pode ficar ofendido com as vossas acções. Dá um belo animal de estimação, já que consegue viver em qualquer lugar (é preciso é ter alguns cuidados, dependendo de onde se vive) e é muito bom com crianças.
Fotos de Vizsla
Cães Vizsla
Cão Vizsla
                                                
West Whippet


Highland White Terrier

Imagens de cães West Highland White Terrier
Alguns também o chamam de Westie por causa do seu longo nome. Ele provém dos Cairn Terrier das Highlands, local de caça desde sempre. Quando a mãe dava à luz crias de cor branca, eram eliminados. Pelo século XIX, um certo coronel algo confuso decide optar pelas crias de cor brancas.

Os últimos Terriers foram oficializados pelo século XX, quando ficaram finalmente com o nome actual. Até aos anos 90 não era um cão popular, mas de repente, devido a alguma publicidade, ficaram mais famosos.

Um pouco complicado mas não é um cão ruim, até que é muito afável com os donos e adora os miúdos. O velho cão de caça de raposas tornou-se num grande e fiel amigo do homem. Já não é utilizado para tarefas, mas continua com as aptidões dos outros Terriers. Para avisar ele ladra, mas em todo o caso simpatiza com os estranhos. Está cheio de bravura o que pode chegar a ser aborrecido visto que põe outros cães à prova.

O seu tamanho chega aos 28 centímetros. São animais pequenos, com um corpo bem definido, com costas pequenas e uma grande caixa torácica. Possui uma cauda firme. Tem olhos ligeiramente escuros, orelhas curtas e em forma de bico na ponta, sempre rijas. Em termos de pelagem, esta é dura e sem marcas, de cor branca.
Fotos de cães West Highland White Terrier
Cão West Highland White Terrier
                                                                Whippet
        


    

Yorkshire Terrier
Este lindo animal costuma ter o pêlo longo, de côr azul e castanho claro do focinho até à cauda (parte superior completa) e alastra nas costas até ao peito por ambos os lados. Não o subestimem por ser um dos cães mais pequenos do mundo (juntando-se à lista, onde também se encontra o Chihuahua e o Papillon), porque ele é tão bom como qualquer outro cão.

Quando o Yorkshire Terrier nasce, ele é todo preto, com castanho claro em varias partes do corpo (peito, pés, etc), e em dois ou três anos ele já tem o tino todo. Muito querido e carinhoso, e sempre alegre, ele dá um belo animal de estimação também porque adapta-se bem a qualquer familia.
Fotos de Yorkshire Terrier
Cães Yorkshire Terrier
Cão Yorkshire Terrier


 

Cães conseguem farejar câncer de intestino

Os cães são conhecidos pelo seu olfato surpreendente, o que lhes permite farejar uma variedade de doenças. Em uma recente pesquisa japonesa, um labrador foi capaz de identificar câncer de intestino em seus estágios iniciais, somente farejando a respiração e as fezes dos pacientes.
Para realizar o estudo, foram coletadas amostras de fezes e de respiração (através de sacos especialmente concebidos para o experimento) de 48 pacientes com câncer de intestino e de 258 pessoas sem nenhuma doença ou com histórico de câncer.
Em seguida, um labrador adulto realizava testes de olfato. O cão foi treinado para se sentar na frente da amostra, caso detectasse o câncer. A cada resposta certa, ganhava uma recompensa: um jogo de pega-pega com uma bola de tênis.
A precisão do cachorro impressionou os cientistas. Ele identificou corretamente 91% e 97% das amostras de ar e de fezes cancerosas, respectivamente, enquanto ignorou 99% das amostras livres de câncer. Suas reações eram exatas até mesmo quando o paciente era fumante ou possuía doenças do intestino que poderiam liberar odor.
Porém, os médicos ressaltam que muito tempo e dinheiro são necessários para treinar “cães farejadores de câncer”, o que inviabiliza a sua utilização em larga escala. A expectativa é de que os resultados do estudo ajudem na identificação dos componentes químicos que os cães detectam e, a partir disso, no desenvolvimento de um sensor capaz de diagnosticar precocemente a doença.


Yorkshire Terrier

Whippet
O animal canino mais rápido de todos. O Whippet é bastante parecido com o Greyhound (raça usada em corridas). De tamanho médio, ele é um animal muito atlético, como também é forte, e tem uma boa constituição fisica. Ele é muito carinhoso e atencioso, fazendo com que seja um bom animal de estimação.

Como o Dalmata, levem-no com vocês a fazer “jogging”, que só lhe faz bem. Adapta-se muito bem à familia, apesar no inicio ser muito timido, e pode não ficar muito à vontade com estranhos.
Fotos de Whippet
Cães Whippet
    
Cão Whippet


Vizsla


Cães Terra-Nova


Fotos de raças de cães Spitz


Imagens de raças de cães Spaniel Japonês

Rottweiler
O popular Rottweiler costuma ter um tamanho médio com o corpo bem costituido, o que faz com que tenha muita força. Ele adora estar sempre a fazer qualquer coisa, como por exemplo ir buscar o jornal ou os chinelos do seu dono, enterrar e desenterrar ossos, e outras coisas próprias de cão.

Dá um excelente cão de guarda, e é extremamente leal ao seu dono (muitos só demonstram lealdade a quem o treina, não ligando aos outros membros da familia, mas isso não quer dizer que os ignora), se este o treinar bem. Para treiná-lo, é preciso ser duro com ele logo nos primeiros meses (bastante recomendado, senão ele torna-se extremamente desobidiente). Existem muitos casos de Rottweilers a atacar pessoas em Portugal, mas isso é devido ao facto dos donos só treinarem o animal para ser um cão de guarda agressivo, sem lhe darem pelo menos um pouco de carinho.

A culpa dos animais (não só dos Rottweilers, como é também com outros cães robustos, como o Pitbull) serem assim tão agressivos e perigosos é dos donos. Se for tratado com carinho (mas também é preciso ter mão firme nele, senão fica mimado e desobidiente), dá um belo animal de estimação, mesmo que muitas pessoas achem o contrário (devido realmente a estes casos de ataques). Como ele é corajoso, ele irá proteger a sua familia a todo o custo. Se nunca treinou um cão, é melhor escolher outra raça para fazer as honras da casa.
Fotos de Rottweiler
Cães Rottweiler
Cão Rottweiler

Puli
Esta raça canina de tamanho médio e pêlo normalmente encordado tem os seus sentidos de alerta apurados, e é muito divertido e brincalhão, mas nem sempre é assim. Se provocarem-no, ele pode retribuir o afecto com a mesma moeda. Na Hungria, este animal é usado com cão policia, e ao que parece, ajuda bastante nas investigações.

Um bom companheiro e cão de guarda, mas claro que isso depende do treino dado quando é um pequeno cachorro, porque nessa idade eles já são muito inteligentes, o que facilita no treino do animal. Dá um belo animal de estimação.
Fotos de Puli
Cães Puli
Cão Puli
Rafeiro

Pug
O Pug é um animal de corpo firme e bem constituido, com o peito um pouco largo e patas bastante fortes. Para se dirijir ás pessoas, ele executa sons nasais semelhantes ao de um porco.

Apesar de ter um fisico robusto, este animal é muito amigavel ao ponto de gostar de estar aos pés do dono a dormir, como se fosse um gato. É um bom animal para se ter em casa, apesar de alguns ressonarem.
Fotos de Pug
Cães Pug
Cão Pug

Pointer
Este animal de tamanho médio, forte e rápido, costuma ser usado como cão de caça. Ele é bastante corajoso, e tem a genica necessaria para ajudar os caçadores a encontrar as suas presas. Lebres, raposas, seja o que for, o Pointer ajuda bastante qualquer caçador na sua caçada.

Ele alerta o caçador da posição da presa e segue-a, até que o caçador ataque a presa, ou ordene o animal para o fazer por ele. O Pointer pode ser usado como caça em grupo ou a solo. Se o que deseja é um bom animal de caça, então o Pointer é uma boa escolha.
Fotos de Pointer
Cão Pointer
Cães Pointer

Pug

Estes animais vieram dos cães pastores de Paris. Encontrou-se ossos das raças com mais de 2000 anos, o que nos diz que este cão existe à bastante tempo. Ele acabou por se tornar oficial em 1921. Não é fácil ter um cão destes visto que ele tem um carácter dominador e por isso é necessário se ser um dono experiente e firme. A parte positiva é que para quem consegue o controlar, irá obter um cão muito valente e inteligente, carinhoso para os donos e para os seus.

É basicamente um grande cão pastor, igual aos cães do seu passado, mas também é um cão de guarda fora de serie. Por causa das suas aptidões vastas, este cão pode ingressar em vários trabalhos diferentes, como cão polícia ou cão socorrista, mas qualquer que seja a actividade, ele tem de ser devidamente ensinado, para que aprenda a medir a sua força e a aplicá-la correctamente. Mesmo que seja apenas um animal doméstico, ele também é bom nesse lugar já que gosta muito da presença das crianças e visto que é um atleta, as brincadeiras com as crianças é um método para gastar as suas energias.

O seu corpo é bonito porque este está bem estruturado, como a grande maioria dos cães pastor. As suas orelhas pingentes acabam por ser semelhantes às dos Bouvier, o que nos faz pensar se ele participou também ou não na sua criação.  Apesar de todos estes detalhes, não é pesado. Está tudo tão bem distribuído que não fica com excesso de peso. Em relação à pelagem, esta pode ser preta e fogo, ou arlequim.